quarta-feira, 7 de outubro de 2015

5 Benefícios de uma Mente Criativa

Nos dias que correm muito se tem falado sobre criatividade e os seus benefícios. Mas vale realmente a pena pararmos para reflectir  nas vantagens para a nossa saúde e bem estar em fazermos actividades criativas.

Estudos recentes comprovam que a criatividade e a arte têm um forte impacto na nossa saúde e na forma generalizada como nos sentidos. 

Aqui ficam alguns dos benefícios que se têm associado a uma mente criativa:

  • REDUÇÃO DO STRESS E ANSIEDADE: sem dúvida as doenças do nosso tempo... as boas notícias são que as actividades criativas podem preencher o vazio que possa existir nas nossas vidas e acima de tudo distrair-nos dos nossos problemas e ansiedades, como por exemplo o trabalho, enquanto criamos estamos focados no que estamos a fazer diminuindo o número de pensamentos e ruminações com problemas;
  • MAIOR AUTO CONHECIMENTO: quando criamos permitimos conhecermos-nos melhor, como se abrisse um espaço onde podemos contactar mais profundamente com aquilo que somos. E quanto mais criamos mais esta sensação aumenta, vamos descobrindo mais sobre os nossos hábitos, desejos e sentimentos. Ao dedicarmos tempo a expressar as nossas ideias também desenvolvemos uma maior facilidade em expressar aquilo que somos e sentimos.
  • CONHECER NOVAS PESSOAS: aulas e workshops são uma excelente forma de sair de casa e conhecer novas pessoas com interesses semelhantes, o que só aumenta a criatividade e ainda o círculo de amigos.
  • AUMENTA A EMPATIA: a criatividade é ainda associada a melhorias nas relações com os outros. Vermos as coisas de diferentes perspectivas aumenta a nossa capacidade de compreensão. E optar por diferentes formas de reagir quando alguém está irritado ou chateado melhora a forma como resolvemos conflitos e problemas. 
  • MENTE E CORPO MAIS SAUDÁVEIS: vários estudos têm apontado que fazermos algo que gostamos diminui os níveis de pressão arterial, a hormona do stress (cortisol) e mesmo o índice de massa corporal.  Além disso reduz o número de pensamentos negativos e os níveis de depressão.

Não é preciso muito para ser criativo e os benefícios são mais que muitos...vale a pena tentar não acham? ;)



Fontes:
http://www.ahealthiermichigan.org/2014/06/24/why-every-single-person-needs-a-creative-outlet/
http://www.positive-living-now.com/the-positive-benefits-of-creativity/
Imagens: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário